Image may be NSFW.
Clik here to view.
Fazia algum tempo que eu não preparava couve-flor e decidi que estava na hora de fazer algo com ela. Comprei no supermercado e comecei a procurar uma receita.
Eu geralmente comia couve-flor preparada de três maneiras, gratinada com molho branco e queijo, apenas cozida e consumida como uma salada ou empanada e frita. Nada contra nenhuma dessas formas, gosto muito de todas elas, mas eu queria tentar algo novo e diferente e que também fosse simples de preparar.
Onde encontrei a receita?
Foi no site “101 Cookbooks” que encontrei a “Simple Cauliflower“. A couve-flor era apenas refogada e no final adicionada de raspas de limão siciliano, cebolinha verde picada e queijo parmesão. Além disso, haviam sugestões de prepará-la com outras variações do tempero, como harissa ou curry, o que ampliava a oferta deste prato, pois caso gostasse ainda poderia prepará-lo em outras versões.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Simples e rápida
Preparei a versão básica indicada e ele foi nosso acompanhamento no jantar. Essa couve-flor é super simples e rápida de preparar. O que vai tomar um pouco mais de tempo é picá-la em pedaços miúdos. Mudei ligeiramente o método de preparo, respingando água durante o processo de refogá-la. O resultado foi ótimo. Pretendo certamente repetí-la nessa versão, como também experimentar as outras sugestões da Heidi Swanson, autora do blog 101 Cookbooks e do livro “Super Natural Cooking“, que já são fontes garantidas de inspiração no Entre Panelas, como foi o caso da deliciosa Cassarola de Cogumelos do blog e das panquecas de farinha de arroz integral, retirada do livro e ambas publicadas aqui.
Conquista mesmo os que não são fãs de couve-flor
Se você gosta de couve-flor tenho certeza que vai gostar desta e se não gosta, quem sabe não vale dar uma chance? Eu não testei, mas a Heidi diz que pessoas que em geral não gostam de couve-flor costumam gostar dessa.
Eu sou a favor da idéia de sempre experimentarmos pratos mesmo quando preparados com algo que a princípio não gostamos. Daniel Duclos, escritor e meu marido, escreveu um excelente artigo sobre essa questão do gostar e experimentar, o “Gosto de comida nova“.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
UPDATE: Olha só o comentário da Sheila na seção de comentários deste post:
“Olá Carla, Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar. Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram? Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita! Um abraço!”
Sugestões para completar o jantar
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Para sobremesa, “Potinhos de limão siciliano“:
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Segue a versão em português da receita, levemente adaptada e com meus comentários da Couve-flor refogada simples.
Clik here to view.

- ½ (meia) cabeça grande de couve flor ou de 2 a 3 pequenas
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal marinho a gosto
- 1 dente de alho picado
- 1 punhado de cebolinha verde picada (usei aquela que é bem fininha)
- Raspas de 1 limão siciliano
- Queijo Parmesão ralado (usei o queijo Old Amsterdam, que é um queijo envelhecido e picande típico de Amsterdam)
- Sal marinho em flocos (opcional)
- Remova qualquer folha da couve-flor e corte-a em pequenas arvorezinhas (não muito maior que o tamanho de uma uva grande) e tome cuidado para que fiquem aproximadamente do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual e ao mesmo tempo.
- Aqueça o azeite de oliva e o sal numa frigideira em fogo médio. Quando quente, adicione a couve-flor e vá mexendo até que estejam bem douradas. Eu respinguei um pouco de água durante este processo. Acredito que os pedaços que cortei não ficaram tão pequenos quanto indicados para que cozinhassem apenas refogando.
- Quando perceber que está praticamente pronta, nos últimos 30 segundos, adicione o alho, mexa bem e retire do fogo.
- Adicione a cebolinha picada, as raspas de limão, o queijo ralado, o sal marinho em flocos (opcional) e misture.
- Sirva imadiatamente.
O post Couve-flor refogada simples apareceu primeiro em Entre Panelas.